quarta-feira, janeiro 08, 2014

POBREZA E PODER

Em O Globo de hoje, 07/01/2014, nas páginas de Opinião, dois artigos que aconselho a leitura por exporem dados importantes, mas normalmente ignorados, tanto pelo poder público, quanto pela mídia.

O primeiro, "Os desatinos da ajuda externa", escrito por Kenneth Rogoff, professor de Economia e Políticas Públicas na Universidade de Harvard, é esta resenha (uma reprodução do artigo, pois não encontrei no site de O Globo) do novo livro "The Great Escpa: Health, Wealth, and the Origins of Inequality" do professor Angus Deaton, da Universidade de Princeton, que aborda o sentimento de culpa dos ricos sobre a pobreza no mundo e das alternativas de assistência a uma população estimada de mais de 1 bilhão de pessoas que vivem em situação similar ao que a maioria vivia há centenas de anos.



O segundo está logo na página seguinte e é um artigo do jornalista José Casado, "Rede Coca" (não sei por que está dentro do blog do Noblat), com a intenção de mostrar a inusitada situação do senador Roger Pinto Molino, líder da oposição boliviana que, aceito seu pedido de asilo na embaixada brasileira em maio de 2012, até hoje não teve o seu processo deferido pela Dilma. Ocorre que além deste fato relevante, sem dúvida, o artigo expõe quem é Evo Morales, um "amigo" de nossos governantes atuais.

Ambos, portanto, importantes para nossas reflexões particulares sobre pobreza e poder.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.