sexta-feira, março 04, 2016

FHC - 1995 - 1996

Como sempre, após terminar a leitura de um livro, edito um arquivo que, por não respeitar as regras de um resumo, chamo de "extrato", sendo apenas uma coletânea de trechos, parágrafos e frases que, por alguma razão, considerei relevante guardar. É o que acabo de fazer após a leitura de DIÁRIOS DA PRESIDÊNCIA - 1995-1996, uma transcrição das gravações feitas por Fernando Henrique ao longo de seus 2 primeiros anos na Presidência.

Sendo um "diário", há desde registros de encontros familiares a questões de fundamental importância para os destinos da Nação. Neste caso, resolvi agrupar os registros conforme alguns temas que elegi: Corrupção; Exercício da Presidência e Presidencialismo; Globalização; Imprensa e Mídia em Geral; Lula; Membros do Governo; Políticos e Partidos; Questões Diversas; Radicais, Entidades Sindicais e Similares; Relações de Poder; Sistemas de Governo, Reeleição, Tamanho do Estado. Nesta estrutura, portanto, não obedeço à ordem em que constam do livro.



O uso de "(...)" indica que o texto que o segue não é continuidade do texto que aparece imediatamente acima. Portanto, quando dois parágrafos se seguem sem esta indicação é porque estão na publicação exatamente assim.

O uso de citações entre "[]" (colchetes), pode ter duas origens: ou consta do texto original para complementar alguma informação (por exemplo, dá sobrenomes omitidos por FHC quando da gravação) ou é uma informação minha (por exemplo quando dou o nome da pessoa que está referenciada como "ele"].

Eu indico a leitura (são 18 páginas apenas) para quem não pretende encarar um livro de 880 páginas, mas que tem curiosidade em saber como é o exercício da Presidência da República e entender o ambiente do poder. Eu atribuo um valor providencial neste grave momento da vida política brasileira, porque ele nos ajuda a entender muito do que estamos vivendo.

Espero que a leitura lhe seja útil.

Você pode baixar este extrato neste link.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.