Porquês

OS PORQUÊS DO CIDADÃO IGNORANTE, 
MAS CONSCIENTE DE SUA CONDIÇÃO DE PALHAÇO NO "CIRCO" DO PODER

Qualquer cidadão pensante é, por princípio, um ignorante da maioria das razões que motivam os acontecimentos (ou não-acontecimentos) da vida do país, seja política, social, econômica etc. Este fato faz com que cada um de nós tenha muitas perguntas para as quais não encontra resposta, nem dos órgãos governamentais, nem na imprensa.

Esta página pretende acumular "por quês" listando-os agrupados por assunto. Não estranhe se você encontrar um "por que" sob dois ou mais temas. Isto se deve simplesmente ao fato de que a mesma questão pode ser pertinente quando da discussão de temas aparentemente diferentes. Por exemplo, uma pergunta sobre o "Petrolão" pode estar listada também sob o tema "Corrupção" e outros mais. 


Se você tem um "por que" para o qual não encontra resposta, envie para mim (porque@sendme.com.br), se estiver dentro do propósito desta página, eu o incluirei aqui.


PT E O FINANCIAMENTO DE CAMPANHA

Por que a lava-jato não dá uma lida na reportagem de capa da revista VEJA de fevereiro de 2004 quando José Vicente Brizola, então no PT, conta as pressões recebidas para levantar dinheiro com bicheiros e donos de bingos para "ajudar" o partido. 




PETROLÃO


Por que nem a mídia, nem o judiciário, nem partidos de oposição, vem a público para pedir a prisão de toda a cúpula do PT que, sem nem mesmo questionar o valor que um delator da Lava-Jato diz ter entregue ao Tesoureiro do Partido, admite o recebimento mas insiste em dizer, que "todas as doações foram feitas num processo legal e registradas na contabilidade e na justiça"? Como estamos deixando que seja tomado como legal assaltar as empresas públicas e os fundos de pensão por psicopatas, principalmente, do poder executivo? Nós, cidadãos, somos palhaços, sabemos, mas as instituições também estão se deixando reconhecer como tais?



Por que  nem ANP (Agência Nacional do Petróleo) nem a CGU (Controladoria Geral da União) nunca se manifestaram sobre qualquer denúncia surgida na mídia?

O aparelhamento do Estado brasileiro pelo PT vai muito, muito além do que possamos imaginar. Mas será que só isto explica, ou há forças estranhas ainda mais fortes tolhendo as instituições?


Por que  presidentes de empresas privadas envolvidas no petrolão são responsabilizados e presos, mas nem a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, e nem a ex-Ministra de Minas e Energia e ex-presidente do Conselho da Estatal, não o são, e ainda posam de inocentes e, até mesmo, atribuem a tentativas escusas de adversários de responsabilizadas pelos feitos de seus subordinados?


Sobre isto, neste 10/fev/15, os jornais estampam declaração de Eduardo Cardozo, defensor oficial contratado da nossa presidente: "Não há fato que demonstre que a presidente tem envolvimento." Ou seja, ela estava lá sentada na cadeira principal do ministérios, deu seu aval para projetos, no mínimo, duvidosos, mas não viu nada, não sabe de nada, e ainda declara que os corruptos devem ser "exemplarmente punidos".





MERCADO ACIONÁRIO


Por que  a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que tem como, creio eu, seu maior papel, defender os acionistas minoritários, não fez até hoje qualquer ação para fazer a PETROBRAS ressarcir seus acionistas pela montanha de dinheiro que foi abatida dos lucros para destinação de propinas e campanhas políticas? 

Por que  o silêncio absoluto e constrangedor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre a não identificação de qualquer irregularidade nos balanços da empresa de Eike Batista referentes ao passado recente (sua função básica de existência para o mercado acionário brasileiro) e, até mesmo, nem sobre a não apresentação de balanço no prazo legal?




SISTEMA FINANCEIRO E COAF

Por que  um órgão da importância do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) ficou tão calado (e continua calado) quando os volumes de propina envolvidos nos vários escândalos dentro do pacote "Petrolão" superam qualquer limite de acionamento de alarmes (se assumirmos que o COAF é competente em seu propósito de "controle de atividades financeiras")?
ou, formulado de outra forma, 

Por que  o COAF nunca identificou nada de suspeito em transferências vultosas para e de o exterior e mesmo dentro do próprio país?

Assumido que são verdadeiras e comprovadas transferências vultosas de valores para contas no exterior, seja da Petrobras ou de qualquer outro remetente, por que nenhum banco foi acusado de acobertar movimentações/transferências ilegais de valores se estas só podem ser realizadas com a participação deles?


EDUCAÇÃO

Por que  temos tanta dificuldade em reformular toda a estrutura educacional brasileira quando poderíamos simplesmente eleger micro regiões (seja no nível de município, de distrito, do bairro é, até mesmo, de escola) para realizar experiências com as diferentes correntes defendidas pela sociedade?


ou, formulado de outra maneira,


Por que  não utilizamos a técnica já amplamente testada, aprovada e aplicada internacionalmente de, para resolver um problema complexo, dividir em parte menores, menos complexas, neste caso da educação, fazer testes pontuais, localizados, para depois extrair resultados para serem ou não aplicados em uma abrangência maior?




2 comentários:

  1. Por que a sociedade brasileira é obrigada a votar utilizando uma urna eletronica que é considerada uma "caixa preta" cheia de mistérios, que joga sombras sobre todo o processo, e por que nada é feito para modificar esse sistema? A vantagem da rapidez dos resultados não supera nem justifica a falta de confiança que a sociedade tem sobre as eleições.

    ResponderExcluir
  2. Por que os governos não encontram uma maneira eficaz de combater o terrorismo? Já sabemos que a maneira que vem sendo usada não é a correta... O terrorismo está cada vez mais violento, procurando imagens cada vez mais impactantes para chocar o mundo. As organizações terroristas não tem escrúpulos, o objetivo deverá ser alcançado não importa o caminho, matarão crianças, mulheres, homens, inocentes ou não, das formas mais selvagens possiveis para que todos se curvem diante de seus preceitos. E terroristas estão infiltrados em todas as nações, já são muçulmanos nascidos na França, Inglaterra, EUA...Acho que a terrivel execução do piloto jordaniano iniciou uma nova e assustadora etapa na "guerra contra o terrorismo", a do "olho por olho, dente por dente", a Jordania enforcou dois prisioneiros... Será esse o caminho? Para onde isso vai nos conduzir?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião. Discorde, concorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

Obrigado.